10 grandes zebras da história do Oscar
Em noite de Oscar, nunca pode faltar uma surpresa. Não tem nada mais chato do que você esperar um ano pela noite mais aguardada do cinema mundial e assistir a uma cerimônia morna e sem zebras.
Segue abaixo uma lista com 10 grandes zebras da história do Oscar. Em alguns casos, não foram postados os vídeos pois os mesmo pertencem ao canal do Oscar no youtube e se podem ser vistos diretamente no site.
Lembrou de outra zebra na história? E qual zebra você acha que pode acontecer esse ano? Comente!
10 – Chicago vs O Pianista
Veja o anúncio da vitória de Chicago http://www.youtube.com/watch?v=VoyhhAahOhY
O número 10 da lista é curioso, pois podemos chamar de zebra da zebra. Você deve estar se perguntando: como assim? Bem, Chicago chegou na condição de favorito na noite do Oscar de 2003, mas durante a cerimônia, O Pianista ganhou simplesmente os prêmios de melhor ator, diretor e roteiro, o que gerou a expectativa de vitória na categoria principal. Mas na hora H, Michael e Kirk Douglas anunciaram: Chicaaaaaaaagooo.
9 – Eminem vs U2, Chicago, James Taylor
Eminem não se deu nem o trabalho de aparecer no Oscar de 2003 para cantar a música Lose Yourself, pois tinha sido avisado que a música teria que ser mudada por motivos de censura. Numa categoria com U2 e Chicago, Barbra Streisand anunciou a bomba: o Oscar vai para Eminem!
8 – Um Americano em Paris vs Uma Rua Chamada Desejo
Uma das vitórias mais estranhas da história do Oscar. Uma Rua Chamada Desejo já havia vencido 4 Oscar na noite, incluindo 3 de atuações. Porém, o Oscar de melhor diretor foi para George Stevens, por Um Lugar Ao Sol. Logo, se algum filme fosse ganhar de Uma Rua Chamada Desejo na principal categoria seria Um Lugar Ao Sol, certo? Errado. Um Americano em Paris foi anunciado o vencedor.
7 – Grace Kelly vs Judy Garland
Judy Garland era considera a favorita disparada por Nasce Uma Estrela. Além de ser uma das atrizes mais amadas em Hollywood na época, Garland não pode comparecer a cerimônia, pois estava no hospital se recuperando do nascimento prematuro de seu filho. Uma equipe de filmagem estava no hospital, e Garland estava maquiada e arrumada esperando pela vitória. Foi aí que a ex-modelo Grace Kelly foi anunciada a vencedora. Judy Garland sorriu com classe, embora estivesse internamente devastada pela derrota.
6 – Roman Polanski vs Martin Scorsese
Fugitivo dos Eua desde a década de 70, Roman Polanski levou o surpreendente Oscar de melhor diretor em 2003. Martin Scorsese era o grande favorito por Gangues de Nova York, seguido por Rob Marshall em Chicago. Na hora do anúncio, o choque: Roman Polanski havia sido o vencedor. Um dos raros casos onde a platéia aplaudiu de pé alguém que não estava no teatro para receber o prêmio.
5 – Marisa Tomei vs Judy Davis, Miranda Richardson, Vanessa Redgrave
Veja o anúncio da vitória de Marisa Tomeihttp://www.youtube.com/v/ej8EpWYFhnw
A favorita na categoria de melhor atriz coadjuvante era Judy Davis, por Maridos e Esposas. A vitória de Davis era ameaçada por Miranda Richardson e Vanessa Redgrave. Mas quando Jack Palance abriu o envelope e anunciou Marisa Tomei (Meu Primo Vinny), surgia uma das maiores zebras da história da premiação. Por anos existiu uma lenda que Palance não teria lido o envelope, e sim apenas repetido o nome da última indicada.
4 – Juliete Binoche vs Lauren Bacall
Uma lenda em Hollywood, Lauren Bacall era apontada por todos como a vencedora certa da categoria de melhor atriz coadjuvante no filme O Espelho Tem Duas Face. Mas no momento decisivo, Juliette Binoche levou a estatueta por sua atuação em O Paciente Inglês. A surpresa foi tão grande que nem Binoche acreditou, tanto que nem se importou em escrever um discurso de agradecimento por tinha certeza de que Bacall venceria.
3 – Adrien Brody vs Jack Nicholson e Daniel Day Lewis
Veja o anúncio da vitória de Adrien Brodyhttp://www.youtube.com/v/8HgWANva9Xk
Mais uma vez O Pianista vence de forma surpreendente. Jack Nicholson era o favorito por Confissões de Schmidt, seguido de muito perto por Daniel Day Lewis, em Gangues de Nova York. Ninguém esperava que Adrien Brody fosse anunciado como o vencedor na categoria. Nem mesmo o próprio Brody, que ao subir no palco, tascou um grande beijo em Halle Berry e deu um dos melhores e mais emocionantes discursos da história do Oscar.
2 – Crash vs O Segredo de Brockeback Mountain
Durante os dias que antecediam a premiações, vários boatos circulavam em Hollywood que Crash poderia vencer o favoritíssimo O Segredo de Brokeback Mountain na categoria principal do Oscar 2005. Após vencer como melhor diretor e roteiro adaptado na noite, Brokeback Mountain parecia ter consolidado o principal prêmio, mas quando Jack Nicholson abriu o envelope, o choque: Crash era o vencedor. O próprio Nicholson demonstrou imensa surpresa ao ler o envelope e ainda soltou um “O que aconteceu?” para alguém que estava no lado do palco.
1 – Shakespeare Apaixonado vs Resgate do Soldado Ryan
Veja o anúncio da vitória de Shakespeare In Love –http://www.youtube.com/v/IP9a10PK54g
A vitória Shakespeare Apaixonado não é apenas uma das grandes zebras da história do Oscar, como também é considerado por muitos uns dos grandes equívocos da história do prêmio. O resgate Do Soldado Ryan não era apenas o favorito, como também o melhor filme entre os indicados. Foi aclamado pelos críticos e um sucesso estrondoso de bilheteria.
A vitória de Shakespeare Apaixonado foi resultado de uma campanha forte e visceral dos irmãos Weinstein pré-oscar. Além disso, em 1999, fazia 10 anos que um filme não vencia a categoria principal sem ter vencido a categoria de melhor diretor. Advinha quem levou o Oscar de melhor diretor naquele ano? Steve Spielberg, por O Resgate do Soldado Ryan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário