sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Depois de terror adolescente, diretor filmará superprodução sobre Kat Schurmann, filha adotiva dos velejadores Vilfredo e Heloísa
  • Cena do filme Desaparecidos, de David Schurmann
    Cena do filme "Desaparecidos", de David Schurmann
Seis jovens são convidados para uma festa em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. O convite do evento é uma câmera, que deve ser usada todo o tempo e liga e desliga aleatoriamente. O grupo de amigos se embrenha no mato durante a festa e desaparece. Dias depois, as seis câmeras são encontradas.
Depois de dirigir documentários sobre sua família, como “O Mundo em Duas Voltas”, é para esta história de terror à la “A Bruxa de Blair” que o diretor David Schurmann se volta. Além do apelo documental de seu novo filme (classificado como um “mockumentary”, ou falso documentário), em “Desaparecidos”, que estreia nesta sexta-feira (9), Schurmann também quis explorar a convergência entre os mundos real e fictício, criando todo um universo virtual para os personagens do longa, que incluía mais de quinze perfis no Facebook, vídeos no YouTube e até sites de um jornal e de uma pousada fictícios.

Como Schurmann contou ao UOL em novembro, a ideia para esse projeto de  transmídia (convergência de diferentes meios de informação) surgiu a partir de discussões sobre o conceito das quais o diretor participou em Cannes, além do “tuitaço” do “Cala a Boca, Galvão”, ocorrido durante a Copa de 2010.

“O que eu queria provocar como diretor era questionar o que é real e o que não é, o que as pessoas acreditam da internet. E eu não imaginava que iria virar a bola de neve que virou. A única coisa que tínhamos que ter cuidado era para as pessoas não acreditarem que é 100% verdade, principalmente o desaparecimento dos personagens. Eu queria que elas se questionassem”, conta Schurmann.

“Desaparecidos” foi filmado durante 15 dias, em Ilhabela, com um orçamento de 55 mil reais e já foi comprado pela rede de TV a cabo TNT para veiculação em toda a América Latina. Além disso, Schurmann conta que há interesse de três produtoras norte-americanas em fazer um remake do filme, como tem se tornado comum com produções do gênero.

TRAILER DE "DESAPARECIDOS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário