quarta-feira, 31 de agosto de 2011




Edson Celulari, Angélica e Hebe são cotados para participar de filme sobre Silvio Santos


  • Silvio Santos em apresentação do Troféu Imprensa 2011
    Silvio Santos em apresentação do Troféu Imprensa 2011
O diretor Guga Oliveira pretende lançar filme sobre a vida de Silvio Santos no final de 2012, de preferência, no aniversário do apresentador: em 12 de dezembro. A produção do longa, baseado no livro "A Fantástica História de Silvio Santos", de Arlindo Silva, teve início confirmado ontem (29), com a entrada de investimento de R$ 6 milhões no projeto; o orçamento total está estimado em R$ 12 milhões, e deverá ser completado com o início das filmagens.

De acordo com Oliveira, que já produziu novelas no SBT e é irmão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o objetivo é mostrar a "parte misteriosa" da vida de Sílvio Santos - a infância e adolescência do apresentador - com a história do país como pano de fundo. "[O filme] mostra o Golpe de 64, os anos de chumbo, a revolução da música, com a bossa nova... Passa por todas as revoluções sociológicas que o país atravessou nos últimos 80 anos; é um trabalho muito elaborado, que tem que ser feito com muita calma", explica.
O filme mostrará quatro fases do apresentador: criança, adolescente, jovem e maduro. Quatro atores deverão ser escalados para cada fase, mas ainda não há nenhum confirmado; Edson Celulari está cotado para viver o Sílvio atual. Angélica foi convidada para fazer a primeira mulher do apresentador, Cidinha; Carlos Alberto de Nóbrega deve interpretar seu pai, Manoel da Nóbrega; e o filho de Chico Anísio, Nizo Neto, deve interpretar o pai quando jovem. Hebe também deve participar do longa.

FONTE:http://cinema.uol.com.br

terça-feira, 30 de agosto de 2011


Tapete vermelho está pronto para os astros do Festival de Veneza


  • George Clooney (centro) chega para o Festival de Veneza (30/8/2011)
    George Clooney (centro) chega para o Festival de Veneza (30/8/2011)
VENEZA, Itália (Reuters) - O tapete vermelho está estendido e os trabalhadores estão dando os últimos toques na sede do Festival de Cinema de Veneza para a fulgurante abertura na quarta-feira, quando o drama "The Ides of March", com George Clooney, terá sua première.
A edição de 2011 do mais antigo festival de cinema do mundo promete uma rica sequência de filmes ansiosamente aguardados, muitos deles com a esperança de que o lançamento em grande estilo os coloque no caminho de prêmios no começo do ano que vem.
Nos próximos 11 dias, a ilha do Lido, do outro lado de Veneza, recebe a nata da produção mundial de cinema independente, bem como milhares de jornalistas e paparazzi que seguem cada movimento das celebridades.
O diretor do festival, Marco Mueller, aguarda uma programação que sugere que Veneza ainda pode competir com a vitrine do cinema em Toronto, no Canadá, um outro festival que se realiza nesta mesma época e é uma alternativa mais barata para estúdios de Hollywood.
"É uma programação que mostra quanto apoio temos de artistas, produtores... e prova que Veneza realmente se posiciona como uma grande plataforma para criar um tipo especial de visibilidade", disse Mueller à Reuters.
Vestindo seus smokings ao lado de Clooney na quarta-feira estarão os atores Ryan Gosling e Philip Seymour Hoffman, seguidos mais tarde no festival por Colin Firth, Keira Knightley, Matthew McConaughey, Kate Winslet, Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow e a popstar Madonna.
"Não me lembro de um momento em que tantas pessoas estivessem tão ansiosas por ver a fila dos participantes", disse Jay Weissberg, crítico de cinema da Variety, publicação de Hollywood que é presença constante em Veneza.
A relação de 22 filmes da mostra competitiva e dezenas de outros ofusca o evento de 2010, produzido a baixo custo. Veneza este ano tenta repetir o sucesso de 2008, quando lançou "Guerra ao Terror", que depois arrebatou seis Oscars, incluindo o de melhor filme.
Entre os títulos mais aguardados estão "Tinker, Tailor, Soldier, Spy", adaptação de um livro de espionagem de John Le Carré, com Colin Firth, que ganhou recentemente o Oscar de melhor ator, Gary Oldman e John Hurt.
Há ainda na mostra competitiva "Wuthering Heights", do britânico Andrea Arnold - filmagem de "O Morro dos Ventos Uivantes" - "Texas Killing Fields", do diretor norte-americano Ami Canaan Mann, e "Killer Joe", de William Friedkin.
De fora da competição, Madonna faz sua segunda aparição no cinema, com "W.E.", um drama baseado no romance entre a divorciada Wallis Simpson com o rei britânico Edward VIII, que abdicou do trono em 1936 para casar-se com ela.

FONTE:http://cinema.uol.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Juliette Lewis entra para elenco do longa "Blood or Water"


  • A atriz Juliette Lewis na première de Conviction em Beverly Hills (5/10/2010)
    A atriz Juliette Lewis na première de "Conviction" em Beverly Hills (5/10/2010)
A atriz e cantora Juliette Lewis foi anunciada como a nova integrante do elenco de "Blood or Water", longa do diretor sueco Justin Molotnikov, segundo o Hollywood Reporter.
Lewis, que recentemente entrou para a série "The Firm", atuará ao lado dos atores britânicos Stephen McCole, Kate Dickie e da ítalo-australiana Gary Lewis no longa de Molotnikov, cuja estreia aconteceu com "Crying with Laughter", de 2009, vencedor do BAFTA de melhor filme.
 
As filmagens de "Blood or Water" estão previstar para começar em 2012 na Escócia.

FONTE:http://cinema.uol.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011


Astro de 'Crepúsculo' pode participar de 'Os Mercenários 2'

Lautner vive Nathan, um jovem que resolve descobrir a verdade sobre a sua origem, após descobrir uma foto sua, de quando ainda era bebê, em um site de .... Foto: Getty Images
Taylor Lautner pode participar de 'Os Mercenários 2'
Foto: Getty Images


O ator Taylor Lautner está cotado para participar do filme Os Mercenários 2 , do diretor Simon West. Segundo o site Movie Web, produtores do longa ficaram impressionados com a forma física do ator, de apenas 19 anos.
Lautner ficou conhecido depois do personagem Jacob Black, da saga Crepúsculo. Outros nomes cotados são Nicolas Cage, Christopher Lambert e Christian Slater. Uma fonte disse à publicação que o elenco será anunciado em breve.
A estreia do filme está prevista para agosto de 2012.

FONTE:http://cinema.terra.com.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Com Steve Carell e Julianne Moore, "Amor a Toda Prova" investe em comédia adulta

"Afinal, o que querem as mulheres?", perguntava-se Freud. E o que querem os homens? E os jovens? E as crianças? São mais ou menos essas perguntas que a comédia "Amor a Toda Prova" se faz o tempo todo.

A questão central do longa - mais do que o amor - é mesmo o que as pessoas querem de suas vidas amorosas, e de que maneira a forma pela qual encaram o amor reflete quem são e como enfrentam o mundo e seus problemas.
As respostas são, em boa parte do tempo engraçadas, realistas e satisfatórias, num filme que não cai no óbvio, investindo numa comédia que não é feita exclusivamente para adolescentes do sexo masculino - como a maioria dos filmes do gênero.
Steve Carell ("O Virgem de 40 anos") é Cal, um corretor de seguros, aparentemente bem casado, pai de família. A notícia bombástica vem quando sua mulher, Emily (Julianne Moore), diz que quer se separar, pois se envolveu com um colega de trabalho.
Cal ficaria bem solitário por muito tempo se não fosse o pegador Jacob (Ryan Gosling) aparecer do nada, e se solidarizar com ele depois de vê-lo sozinho, embriagado e reclamando pela milionésima vez num bar.
O rapaz decide ajudar o protagonista a conseguir um novo amor - mas, antes disso, vem um banho de loja para mudar a imagem e recuperar a auto-estima. Por trás de sua aparência e fama de conquistador, Jacob esconde a superficialidade de um sujeito solitário, infeliz e em busca de um amor de verdade.
A única pessoa que pode mudar tudo isso é a jovem advogada Hannah (Emma Stone, de "Zumbilândia"), a quem ele tenta conquistar, mas que não se dobra com o papo de Jacob. Ela acaba de se formar, vai prestar exame da ordem e espera um pedido de casamento do seu namorado.

TRAILER DO FILME ''AMOR A TODA PROVA''

As frustrações que os personagens de "Amor a Toda Prova" acumulam vêm à tona no clímax do filme, que sucumbe ao pastelão que até lá os diretores Glenn Ficarra e John Requa (os mesmos de "O Golpista do Ano") conseguiram evitar. Não que, ao final, eles estraguem tudo que foram construindo cuidadosamente até ali, mas é como se, finalmente, se rendessem - em parte àquilo que podiam ter evitado.
Embora seja uma comédia, "Amor a Toda Prova" não é de causar grandes gargalhadas. Na verdade, o filme nem busca o riso fácil. Aqui há um olhar interessante sobre os relacionamentos contemporâneos - especialmente quando são pautados pela superficialidade. Cal, depois de um casamento de anos que rendeu filhos e uma traição, quer saber apenas de curtir, transformar as mulheres em objetos. E é exatamente isso que Jacob faz de sua vida.
Entre as mulheres que passam pelo caminho da dupla, a mais marcante é Kate, interpretada por Marisa Tomei - não apenas porque ela é muito real, muito próxima de qualquer mulher à beira de um ataque de nervos que se encontre por aí, mas também porque as cenas mais engraçadas do filme acontecem com ela.
Em "Amor a Toda Prova", a dupla Ficarra e Requa não se mostra tão ousada como em "O Golpista do Ano". Nem por isso, pregam o conformismo. Neste primeiro filme realizado para um grande estúdio - ao contrário do outro, que era independente -, eles não se submetem completamente às regras que ditam as comédias bancadas por Hollywood. Conseguem até manter um pouco da sua verve, muito ajudados pelo talentoso casal, Steve Carell e Julianne Moore.
FONTE:http://cinema.uol.com.br/

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Veja foto do set de "Os Vingadores" com Thor e Capitão América em combate


  • Thor e Capitão América lutam juntos no set de Os Vingadores
    Thor e Capitão América lutam juntos no set de "Os Vingadores"
O site “Splash News” divulgou uma foto do set de filmagens de “Os Vingadores” que mostra Thor e Capitão América juntos em combate.
Com a mão no peito, Capitão América parece estar ferido e Thor empunha seu martelo para ajudar o herói. O cenário tem muitos detritos, o que pode indicar uma luta de grandes proporções.
Além da dupla da foto, “Os Vingadores” traz a reunião de Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro em uma equipe comandada por Nick Fury. O filme tem a estreia prevista para 27 de abril no Brasil.
FONTE:http://cinema.uol.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Zac Efron filme cenas de "The Paperboy"!





Zac Efron faz luzes no cabelo para as filmagens de "The Paperboy", em Nova Orleans, nos Estados Unidos (23/8/11). O longa é baseado no romance homônimo de Peter Dexter e tem como centro de sua narrativa a investigação do assassinato de um policial de uma pequena cidade da Flórida empreendida pelos irmãos Ward (McConaughey) e Jack (Efron), um jornalista e um jovem vendedor de jornais local. A estreia está prevista para 2012

terça-feira, 23 de agosto de 2011


Os Smurfs mantém liderança das bilheterias brasileiras


Os Smurfs
Pelo terceiro final de semana consecutivo, Os Smurfscontinua na liderança de arrecadação das bilheterias brasileiras.

Com um faturamento de R$ 6,3 milhões, os duendes azuis continuam no topo e levaram 543 mil pessoas ao cinema, seguido por Laterna Verde. O longa sobre o herói dos quadrinhos estreou na sexta-feira e arrecadou R$ 5,6 milhões.

Professora Sem Classe, estrelado por Cameron Diaz, segue em terceiro na lista com faturamento de R$ 1,9 milhão. A atriz interpreta uma professora politicamente incorreta e que faz de tudo para conseguir dinheiro para um transplante de silicone nos seios.

Em quarto lugar segue outro personagem de HQs, Capitão América: O Primeiro Vingador, com R$ 1,3 milhão. Por fim, temos o longa de J.J. Abrams, Super 8, com R$ 975 mil e um público de 86 mil pessoas.

Confira abaixo as 10 maiores bilheterias brasileiras do último final de semana.

1. Os Smurfs - R$ 6,3 milhões
2. Lanterna Verde - R$ 5,6 milhões
3. Professora Sem Classe - R$ 1,9 milhão
4. Capitão América: O Primeiro Vingador - R$ 1,3 milhão
5. Super 8 - R$ 975 mil
6. Assalto ao Banco Central - R$ 830 mil
7. A Árvore da Vida - R$ 673 mil
8. Onde Está a Felicidade? - R$ 595 mil
9. Quero Matar Meu Chefe - R$ 572 mil
10. Cilada.com - R$ 443 mil

FONTE:http://cinema.cineclick.uol.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Leonardo DiCaprio chega à Austrália para rodar remake de "O Grande Gatsby"


  • Leonardo Di Caprio na coletiva do filme A Origem em Toquio (21/7/2010)
    Leonardo Di Caprio na coletiva do filme "A Origem" em Toquio (21/7/2010)
Sydney (Austrália), 22 ago (EFE).- O ator americano Leonardo DiCaprio chegou nesta segunda-feira à Austrália para rodar seu próximo filme, o remake da adaptação do romance de Scott Fitzgerald, "O Grande Gatsby".
DiCaprio aterrissou no aeroporto de Sydney seguido por seus guarda-costas, vestido com um suéter esportivo, coberto com capuz e um boné de beisebol, ao qual se somavam óculos de sol e barba de vários dias.
 
A estrela de Hollywood ignorou as perguntas da imprensa local que esperava sua chegada enquanto se distraía mandando mensagens com seu telefone celular.
 
O ator, de 36 anos de idade, permanecerá em terras australianas nos próximos quatro meses filmando "O Grande Gatsby", onde interpretará o papel principal de Jay Gatsby, um jovem milionário de duvidosa reputação.
 
O romance de Scott Fitzgerald se desenvolve na Nova York dos anos 20 para retratar a alta sociedade americana da época.
 
Esta será a quinta vez que se adapta o livro de Fitzgerald para o cinema ou televisão.
 
DiCaprio foi indicado em várias ocasiões ao Oscar, sem ganhar nenhum, e rodou com alguns dos mais famosos diretores da sétima arte.

FONTE:http://cinema.uol.com.br

sábado, 20 de agosto de 2011


Bruna Lombardi se arrisca na comédia "Onde Está a Felicidade?"



"Onde Está a Felicidade?", terceiro filme dirigido pelo ator Carlos Alberto Riccelli, é estrelado mais uma vez por sua mulher Bruna Lombardi - que repete a função de roteirista, como nos anteriores, "Stress, Orgasms and Salvation" (2005) e "O Signo da Cidade" (2007). Trata-se de uma comédia em busca de um equilíbrio difícil, entre o humor e o escracho. Finalmente, sucumbe ao último.

Interpretando Teodora, uma chef de cozinha que comanda um programa televisivo, Bruna Lombardi procura reinventar-se, entrando num território que lhe é estranho, a comédia. É de se louvar sua atitude, nesta procura de renovação, e sua coragem de se expor, já que a comédia é, por si, um gênero de muitos riscos.
Com um visual de colorido forte que remete ao começo da carreira do diretor Pedro Almodóvar, esta coprodução entre Brasil e Espanha tem atores espanhóis no elenco - como María Pujalde, que na pele de Aura, maquiadora e conselheira da protagonista, obteve o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Paulínia, em que "Onde Está a Felicidade?" venceu também o prêmio de melhor filme para o júri popular.
Mas o exagero e a grossura terminam por contaminar a produção, com toques de machismo cafajeste que seriam de criticar no roteiro de qualquer homem, que se dirá de uma mulher.

TRAILER DO FILME ''ONDE ESTÁ A FELICIDADE''

Em linhas gerais, esta é a trama - Teodora entra em crise com o marido, Nando (Bruno Garcia), um comentarista de futebol, porque descobre que ele tem um relacionamento erótico virtual. Aconselhada pela maquiadora, decide viajar para fazer a peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha, ainda mais depois que seu programa de TV foi cancelado.
Acompanhada pelo ex-diretor do programa, seu amigo Zeca (Marcello Airoldi, da série "Divã"), e da espanhola Milena (Marta Larralde), Teodora chega à trilha. Menos aparelhada para o despojamento da missão, impossível.
Teodora dispõe-se a caminhar longas distâncias de salto alto, carregando uma mala enorme, cheia de roupas e objetos inúteis para a jornada, que logo é interrompida por diversos incidentes.
Numa parada num hotel, Zeca vive uma cena constrangedora num banheiro, num mal-entendido de natureza sexual com outro homem. Depois disso, ele e Milena vão se interessar cada vez mais um pelo outro, apimentando o percurso, em princípio, de natureza espiritual.
Enquanto isso, o figurino e o cabelão de Bruna vão desmontando, na mesma medida em que ela hesita sobre seus sentimentos em relação ao marido - que, por sua vez, vai ter que se livrar do assédio de uma fã menor de idade, Clarinha (Hanna Rosenbaum), que será a causa de outro mal entendido com a mulher.
Tudo bem lidar com a malícia e fazer pouco do politicamente correto, até porque, em comédia, não há nada sagrado. O problema é o tom. Aqui, resulta grosseiro, pesado. Em vários momentos, quase tosco.
É gritante, também, o artificialismo de certas sequências, como a final, que imagina uma homenagem a um velho casal no cenário improvável do Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) - um santuário de pinturas rupestres de acesso compreensivelmente restrito. Ficou forçado, como tudo o mais.


FONTE:http://cinema.uol.com.br


sexta-feira, 19 de agosto de 2011


"Lanterna Verde" não consegue emplacar no cinema


O que esperar de um super-herói que fracassou em sua missão? Não, ele não fracassou em impedir que a Terra fosse dominada por alienígenas hostis ou destruída por um arquivilão. Ele apenas não conseguiu que suas aventuras no cinema rendessem tanto dinheiro como esperavam os produtores. Ele será aposentado? Não, ele terá uma segunda chance, com aventuras mais "ousadas e sombrias" e novos efeitos especiais.

O filme faturou nos Estados Unidos apenas US$ 114 milhões. Comparado com outros heróis saídos dos quadrinhos, o fraco desempenho de "Lanterna Verde" diverte seus inimigos.
Os poderes dos espectadores são mais fortes que criptonita, mas Hollywood não desiste facilmente de receber o retorno de seus investimentos. E o devedor é "Lanterna Verde", super-herói da DC Comics, cujas aventuras não conseguiram ainda recuperar os US$ 200 milhões investidos pelos produtores.
O personagem, Hal Jordan, vivido pelo ator Ryan Reynolds, é um piloto de provas arrogante, filho de outro aviador morto em um acidente aéreo. Ao testar até o limite um novo caça, passa a sentir sintomas estranhos, com a imagem do pai insistindo em voltar à sua memória. Ele, que sempre foi destemido, repentinamente se sente inseguro e amedrontado. Travado em suas ações, consegue com dificuldades ser ejetado do aparelho, antes da queda.

TRAILER DO FILME ''LANTERNA VERDE''

Arrasado, Hal não consegue explicar à sua parceira de provas o que aconteceu. E começa a duvidar de suas habilidades. Pior, sente que o medo está tomando conta de suas emoções.
Em outro planeta, uma legião de protetores do universo, conhecidos como Lanternas Verdes, se depara com um poderoso inimigo, Parallax, que se fortalece com a energia de cor amarela gerada pelo medo. Fica tão poderoso que os Lanternas não conseguem contê-lo com sua arma poderosa, um anel que emite uma energia esverdeada.
Ao fugir de Parallax, a nave do líder dos Lanternas Verdes cai na Terra. Gravemente ferido, ele precisa escolher um humano corajoso a quem passará o anel e a difícil missão de se juntar aos demais Lanternas para barrar Parallax. E o eleito é o piloto, que demora a entender os motivos de sua escolha, pois não se considera à altura da missão.
Os novos poderes do herói, adquiridos com o uso do anel, são traduzidos em efeitos especiais curiosos, mas que se tornam chatos com a repetição. A luz emitida cria objetos insólitos e verdes usados pelo personagem como armas de proteção e defesa. Ao tentar impedir a queda de um helicóptero, por exemplo, o anel cria um carro e uma pista que conduzem a aeronave a um pouso mais seguro durante uma festa com dezenas de pessoas.
Resta saber se a luz verde atrairá os brasileiros aos cinemas e dará sua contribuição para que a bilheteria local ajude a reduzir o prejuízo. Os produtores precisam de muitas notinhas verdes para deixar de sorrir amarelo.
O filme estréia em cópias convencionais e 3D, legendadas e dubladas.

FONTE:http://cinema.uol.com.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011


"Ela não se desculpa por ser ela mesma", diz Cameron Diaz sobre personagem de "Professora sem Classe"

Durante entrevista dada em evento da Sony Pictures para o qual o UOL Entretenimentofoi convidado, Cameron Diaz fez questão de mostrar a admiração que sente pelo personagem que interpreta na comédia “Professora sem Classe”. Mesmo que seu papel seja o de uma professora que bebe durante as sessões de filmes que chama de aula.
“Ela abraça suas próprias falhas”, disse a atriz. “Ela não se desculpa por ser ela mesma”. Cameron defende a personagem por causa da força de vontade e determinação que ela mostra nas cenas do filme. “Eu amo todas as características dela”.
Em “Professora sem Classe”, Cameron é Elizabeth Halsey, uma professora que quer juntar dinheiro para colocar implantes no seio. Ela acredita que, com a turbinada estética, conseguirá arrumar um marido rico que a sustente. Para alcançar seu objetivo, ela fará qualquer coisa, o que serve de munição para as situações cômicas do filme.

ASSISTA AO TRAILER

“A personagem faz coisas horríveis e não pede desculpas”, explica Cameron Diaz. O que poderia parecer um defeito é exaltado como qualidade positiva pela atriz. “Nos outros filmes, a parte das desculpas é tão chata”.
Quando perguntada se, na época da escola, teve alguma experiência parecida, Cameron nega. “Nunca tive um professor tão sem classe quanto a Elizabeth”, comenta. “Eu tive um professor que passava o ano inteiro com os pés em cima da mesa, mas eu gostava dele. Ele era tão engraçado”, relembra.

Estranha cena de sexo

O alvo de Elizabeth em “Professora sem Classe” é o novo membro do corpo docente, o rico herdeiro Scott Delacorte, interpretado por Justin Timberlake. Depois de várias tentativas, a protagonista finalmente consegue levar o professor para a cama – mesmo que nenhum dos dois remova suas roupas na ocasião.
A cena de “sexo vestido” é, no mínimo, esquisita. “Alcançamos uma meta”, explica Diaz. “Queríamos fazer a cena de sexo mais constrangedora possível”. A atriz explica a importância desse momento cômico. “A cena mostra o que Elizabeth estava disposta a aceitar pelo dinheiro”.
Cameron não mediu elogios para seu parceiro de cena. “Eu sabia que Justin faria algo único naquela cena. Ele foi muito corajoso de fazer aquelas caretas e barulhos em frente às câmeras”.

FONTE:http://cinema.uol.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Planeta dos Macacos" lidera bilheterias norte-americanas pela segunda semana seguida

Pela segunda semana seguida "Planeta dos Macacos: A Origem" conquistou o primeiro lugar nas bilheterias do final de semana dos Estados Unidos e Canadá ao arrecadar US$ 27,5 milhões. As informações são do site Hollywood Reporter.

O filme "The Help", que estreou na América do Norte na última quarta-feia (10), ficou em segundo lugar ao arrecadar US$25,5 milhões.

O desastre de bilheterias ficou com "Glee! Live! 3D" que, no final de semana de estreia, arrecadou apenas US$ 5,7 milhões, ficando em 11º lugar entre os filmes em cartaz na América do Norte. O faturamento ficou abaixo do previsto pelos produtores do filme, que esperavam repetir o sucesso que a série faz na TV.

ASSISTA AO TRAILER DO FILME "PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM"